"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aguarde projeto de 2012


Educação financeira também será trabalhada no Meta.

Se administrar o orçamento pessoal é um verdadeiro desafio até para gente grande, imagine para as crianças. Mas saiba que é possível ensinar seus pequenos a desenvolverem uma relação saudável com o dinheiro. Eles precisam aprender desde cedo a darem valor ao dinheiro e como gastá-lo da melhor maneira possível, para levarem a missão para a fase adulta.

1. Dê o exemplo

O exemplo deve sempre começar em casa. Os pais são os modelos dos filhos, então é importante que eles demonstrem através da realidade financeira da família exemplos práticos de como lidar com o dinheiro de maneira responsável.

2. Ensine a fazer render o dinheiro

A educação financeira das crianças é muito importante, mas os pais devem estar cientes de que ela não se resume a ensinar a poupar. É preciso passar noções de organização, de planejamento, de como evitar desperdícios e como gastar de maneira consciente. Ou seja, atitudes que ajudam a fazer o dinheiro render mais, ainda que não seja em grandes quantias.

3. Não exagere na proteção

Os maiores erros cometidos pelos pais quando o assunto é a educação financeira dos filhos acontecem na tentativa dos pais em proteger as crianças. O principal deles é achar que dinheiro não é assunto para criança e que, por isso, elas não devem participar das conversas sobre investimentos ou dívidas. É interessante que a família se mantenha unida nos momentos bons e ruins, a cumplicidade pode fazer a diferença.

4. Presenteie com um cofrinho

Incentive as crianças a mexerem com dinheiro. Uma boa ideia para os pais é dar um cofrinho, contribuir com moedas e deixar que as crianças manipulem o dinheiro na hora de pagar a compra no mercado ou na padaria.

5. Envolva-os nas compras

Convoque a participação das crianças nos projetos familiares, peça a ajuda deles nas economias para a viagem de férias, por exemplo. Divirta-se com seus filhos planejando compras. Pode ser um brinquedo, um videogame novo. O importante é que eles aprendam a sentir o prazer da conquista depois de tanto empenho nas economias.

6. Ajude no controle da mesada

Mais importante do que dar mesada, é ensinar seus filhos a controlá-la. Dê uma caderneta às crianças, onde elas devem anotar todos os gastos e reúnam-se ao final de cada mês para somar os valores e verificar como o dinheiro está sendo usado. É a hora ideal para ensinar que é preciso ter limites diante do consumo.

O diálogo é sempre a melhor estratégia, portanto, não adianta falar de dinheiro em tom de sermão se a criança gastou mais do que devia. Ensinar os filhos a darem valor ao dinheiro é um trabalho contínuo, que se faz com as situações do dia a dia. E criança que aprende a mexer com dinheiro, tende a se tornar um adulto mais responsável.

Salada de frutas da recreação - Unidade I


Preparar uma receita de salada de frutas é muito simples, basta você escolher as frutas de que mais gosta, cortar todas elas em pedaços mais ou menos parecidos e misturá-las. Com suco de laranja e guaraná pra deixar tudo bem suculento, e mais alguns segredinhos, sua salada de frutas vai ficar deliciosa.

INGREDIENTES:
Maçã Pera Uva
Morango Kiwi
Manga
Tangerina
Melão
Ameixa
Banana
Guaraná
Suco de laranja Segredinho 1: Maçã e pera ficam escuras depois de cortadas, então você deve pingar um pouco de limão nelas, pois isso faz elas ficarem clarinhas por mais tempo. Segredinho 2: Uma outra dica para a salada de frutas ficar ainda mais especial é cortar as frutas mais ou menos do mesmo tamanho, para que todos os sabores fiquem equilibrados. Isso evita que você coma um pedação de maçã junto com um pedacinho de banana.

Segredinho 3: Evite usar muita quantidade de uma fruta e pouca quantidade de outra. Quanto mais equilibrada for a quantidade dos ingredientes, mais gostoso fica o resultado.

Seguindo estes segredinhos a recreacionista Janaine realizou com as crianças no dia 20/09 uma gostosa salada de frutas e se seu filho não é muito fã de tal prato,que tal inovar com ele??? Veja essas criações:




Fotos do passeio à Cidade da Criança 16/09


Diversão não faltou! Confira as fotos de mais um dia inesquecível!!


























Infelizmente as fotos não sairam muito boas porque foram tiradas do celular.As máquinas foram evitadas neste dia para que a atenção dos professores com os pequenos fossem redobrada.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AQUI NO META TUDO PODE ACONTECER!
A afirmativa vem do professor de Educação Física Sandro Bezerra que disse no dia 19/09:
"Temos dois craques no futsal que fazem o possível para se saírem bem nas partidas. Eu realmente estou muito surpreso."





PARABÉNS AOS ALUNOS CAMILA PEREIRA E DIOGO LOPES DO 3º ANO









terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lendas - 5°Ano.

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.


De carater fantasioso, ela combina fatoas reais e históricos com fatos irreais que são meramente produtos da imaginação aventuresca humana.
Lendas no Brasil são influências diretamente da miscigenação da origem do povo brasileiro. Uma lenda não significa mentira, nem tão pouco verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história pode ser criada e sobreviver, bem como ter no mínino ter uma parcela de fato veridico.


Leitores fiéis desse blog veja o trabalho proposto pela professora Aline (foto abaixo) do 5ºAno e o belo resultado das produções abaixo.

Essas lendas foram escritas e digitadas pelas alunas.

O Surgimento do raio



Em um belo dia, na tribo dos Tupis-guaranis nasceu um lindo menino chamado Thiago Junior, filho de Maria Rosa e Thiago o Grande. Thigo o Grande era alto, valente e um grande cacique. Seu sonho era que Thiago Junior se tornasse um grande cacique, os dois eram muito apegados.

Em uma noite Thiago o Grande matou uma pessoa por acidente com uma flecha. Todos ficaram sabendo e revoltados, só Maria Rosa e Thiago Junior ficaram do lado dele.

Era noite de lua cheia e toda a tribo se reuniu para matar Thiago o Grande, então em uma noite chuvosa quando ele estava dormindo, de repente, mataram-lhe. No dia seguinte:



-Ahh!!-Gritou Maria.
Desesperada não sabia o que fazer, ela saiu gritando...



-Seus ordinários, assassinos mataram meu esposo!



Todos se fizeram de desentendidos,mas a parte mais difícil foi contar para Thiago Junior.

-Filho tenho uma má noticia.


-Fala mãe.


-Seu pai morreu.


-Nossa mãe que brincadeira de mau gosto!
-Não é brincadeira.


-Não pode ser!Quem foi?


-Foram aqueles horriveis da tribo.


-Mãe, eu juro vingança, pelo pai.


Em um belo sonho os deuses do inferno disseram a ele que já tinha 17 anos (tinha passado 10 anos da morte de seu pai):


-Você quer vingança?


-Sim é claro!


-Nós podemos te dar amanhã se despeça de sua mãe e te traremos para cá.


No dia seguinte se despediu da mãe e foi dormir. Os deuses o transformaram em raio para ele matar todos.Daí em diante vinha um raio do nada e matava as pessoas. Então dizem que todo o pai que for assinado por todas as pessoas da tribo ,seu filho se transformara em um raio e matará um a um até sobrar só a sua mãe que no final virará um raio também.



(Tayná Roxo)


O DESAPARECIMENTO DA CHUVA



UM BELO DIA UMA MENINA CHAMADA SHARA,UMA INDIAZINHA MUITO BONITA,ESTAVA MUITO ANSIOSA PARA QUE PARASSE DE CHOVER,POIS NESTE DIA IRIA SAIR SOZINHA,SEM OS SEUS PAIS QUE NA SUA VIDA NUNCA FEZ ISSO,POIS ELES TINHAM MUITO MEDO DE DEIXAR A FILHA SOZINHA,POR QUE ESTE MUNDO EXISTE PESSOAS MUITO MÁS.
MAS SHARA ESTAVA TÃO ANSIOSA,QUE O TEMPO PASSAVA DEVAGAR PARA ELA E QUERIA QUE ESTE DIA CHEGASSE LOGO,ENTÃO OLHOU NO JORNAL QUE DIA IRIA PARAR DE CHOVER,MAS OS JORNALINTAS FALARAM QUE IRIA PARAR DE CHOVER SÓ NO DIA 4 DE OUTUBRO. SHARA TÃO TRISTE FALOU:
-MAS HOJE AINDA É DIA 20 DE SETEMBRO,NÃO VOU CONSEGUIR ESPERAR ATÉ LÁ,ESTOU MUITO ANSIOSA!



ENTÃO DEZ DIAS SE PASSARAM E CHEGOU DIA 30 DE SETEMBRO,SÓ FALTAVAM 4 DIAS PARA O GRANDE DIA,MAS SHARA QUERIA QUE FOSSE HOJE.ENTÃO ELA PEGOU UMA ASA-DELTA E VOO ATÉ AS NUVENS,COM ELA LEVOU UMA CAIXA DE TAMPAS E SHARA COLOCOU AS TAMPAS NAS NUVENS,MAS AS NUVENS ESTAVAM TÃO CHEIAS DE ÁGUA,QUE AS TAMPAS NÃO FICAVAM NO LUGAR,DE REPENTE UM RAIO FUROU A ASA-DELTA E SHARA COMEÇOU A CAIR.QUANDO CHEGOU NO CHÃO ELA NÃO ERA MAIS UMA LINDA MENINA, ERA UMA POSA DE ÁGUA.
CHEGOU DIA 4 DE OUTUBRO E A MENINA NÃO ESTAVA LÁ PARA O GRANDE DIA,ALÉM DE NÃO COMEMORAR O DIA,DEIXOU OS CORAÇÕES DE SEUS PAIS PARTIDOS,PORCAUSA DE SUA MORTE.

(Suellen Carneiro)







O Surgimento da chuva

Certo dia um menino chamado Miguel, estava andando pelas tribos de ‘’cocada’’ e pensou:
-Quais serão as minhas regras?
Então Miguel perguntou para a mãe:
-Mãe fala uma regra que eu não sei?
-Uma regra?...Hum, hum, já sei! Você não pode roubar.
-Obrigada mãe.
Um dia o menino perguntou para o pai:
-Pai posso brincar no mar?
-Não.
-Por favor.
-Não!Não! E não.
O menino ficou tão nervoso, mas tão nervoso que pensou:
-Quer saber eu vou roubar para meu pai aprender a me deixar brincar!
No dia seguinte roubou as melhores flechas de seu melhor amigo. Os pais do menino que foi roubado foram contar para os pais de Miguel.
Os pais do menino ficaram tão irritados que disseram:
-Miguel! Você fez uma coisa muito errada, e por isso você vai ser castigado pelas trevas!!
-Mas pai o que eles vão fazer comigo?
-Eu não sei, são eles que escolhem.
O menino ficou morrendo de medo e não conseguia dormir direito. Mas um dia as trevas levaram Miguel la para cima. Miguel ficou tremendo de medo. Quando chegou la em cima às trevas começaram a falar:
-Eu fiquei sabendo quem o bonitinho roubou!Não pode roubar. Só por isso você vai ser gotículas d água!
-Não, por favor.
-Vai sim! Tinca, lacuba, decala.
E de repente Miguel virou gotículas d água, quando caia no chão dizia:
-Ai, Esta doendo muito ai!
E toda vez que uma criança da tribo roubasse,gotinhas sairiam dos olhos ,como parte do sofrimento pelo castigo.



( Gabriela Ferreira)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Chá para vovó



Aguarde vovó o seu dia está chegando!!!

Fique atenta aos bilhetes na agenda.