"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PIOLHOS COMO COMBATER?


Só de falar sobre piolho, a cabeça já começa a coçar. Mas quem nunca passou por esse incômodo na infância ou conhece alguém próximo que pegou?

O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. Os animais também têm piolhos, mas são tipos diferentes, que não nos atacam.

É interessante que algumas pessoas são assintomáticas: têm o bicho nos fios, mas não apresentam os sintomas e, por isso, não tratam o problema. E é no couro cabeludo desses indivíduos que o bicho resiste o ano todo.

A dermatologista Márcia Purceli e o infectologista Paulo Roberto de Madureira destacaram os mitos e verdades que envolvem piolhos e lêndeas (ovos), como o fato de não haver ligação com a falta de higiene capilar e a eficácia do vinagre no combate a esses bichos.

Segundo Madureira, o piolho pica o couro até quatro vezes por dia, e a coceira é resultado de um processo alérgico. A nuca e a parte de trás das orelhas costumam coçar mais, por serem regiões quentes.

Ao contrário do que muita gente pensa, a membrana que protege o ovo do piolho é super-resistente, feita de quitina, uma substância que compõe o esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes.

Portanto, para retirar a lêndea é preciso escorregá-la até o fim do fio. Se você não eliminar os ovos, o animal vai continuar se proliferando.

Uma lêndea leva cerca de dez dias para sair do ovo e se tornar adulta. Cada uma mede 0,3 mm de comprimento, enquanto um piolho chega a 3 mm e vive até 40 dias.

O secador de cabelo, usado com os fios secos, é uma arma importante para combater o piolho. Usado da maneira correta, ele pode deixar a região com até 56 graus e matar o bicho pelo excesso de calor.

Além disso, uma das atitudes mais importantes para o tratamento é informar o colégio do seu filho que ele está com piolho. As escolas já estão acostumadas com esse tipo de aviso e devem manter sigilo sobre a criança, mas com certeza vão avisar os outros alunos por meio de uma circular ou um recado na agenda, para os pais tomarem alguns cuidados.

Esse tipo de comunicado é importante, porque ajuda a tratar o piolho assim que ele aparecer. Se você recebeu um aviso da escola dizendo que a cabeça do seu filho está infestada por esses insetos, faça uma conferência regularmente. O combate comunitário é defendido pelos médicos.

Passo a passo para acabar com o piolho


1 – Coloque em um copo uma parte de vinagre para duas de água
2 – Espalhe a substância no cabelo
3 – Enrole os fios com uma toalha e abafe por meia hora
4 – Lave o cabelo com xampu antipiolho* e condicionador, para desembaraçar
5 – Seque o cabelo com secador quente
6 – Faça a catação com um pente fino
7 – Quando retirar os piolhos e as lêndeas, jogue-os em um recipiente com vinagre

*Crianças acima de 2 anos já podem usar remédio contra piolho.

10 Mitos e verdades sobre o piolho

1

As pessoas pegam piolho por falta de higiene.

Mito

Não há nenhuma relação entre o piolho e a falta de higiene nos cabelos. Pelo contrário: o animal prefere fios limpos. Esse é um equívoco que muita gente comete e acaba causando preconceito.

2

Adulto pode pegar piolho de uma criança.

Verdade

Piolho também dá em adulto. A proliferação entre crianças é mais comum, porque elas ficam mais próximas na escola e compartilham objetos pessoais, como escovas. Mas o inseto pode, sim, passar para a família toda.

3

Mulheres com cabelo comprido têm mais chance de pegar piolho.

Verdade

As meninas são mais propensas a ter piolho, porque ficam muito próximas na escola. No recreio, por exemplo, enquanto conversam, os meninos se mantêm mais distantes, jogando bola. E, quanto maior o tamanho dos cabelos, maior a superfície de contato.

4

Só pente fino mata o piolho.

Mito

O pente fino é importante na hora de eliminar o bicho, mas deve ser associado com outras formas de tratamento, como xampu, vinagre e secador de cabelo. Ele também não consegue tirar a lêndea, o ovo do piolho, embora ajude a combater o animal adulto.

5

Vinagre funciona contra o piolho.

Verdade

O vinagre, misturado com água (duas partes de água para uma de vinagre), é uma boa arma para facilitar a retirada de piolhos e lêndeas. A substância tem pH ácido e deixa os animais meio “tontos”, ajudando na remoção com um pente fino.

6

Os piolhos ficam no travesseiro, na cama e na roupa.

Mito

O inseto não vive fora da cabeça por mais de 6 horas. Isso porque ele precisa se alimentar o tempo todo de sangue humano.

7

O piolho pula e voa.

Mito

O animal não pula nem voa, apenas anda. Passa de pessoa para pessoa, por contato de um cabelo com o outro.

8

O piolho aumenta no calor.

Mito

A incidência do inseto costuma aumentar em abril, após a volta às aulas, por um maior contato entre as crianças. O verão, portanto, não tem nenhuma relação com a quantidade desses bichos.

9

Ter química no cabelo ajuda a matar o piolho.

Verdade

A maioria dos tratamentos químicos, como colorações, alisamentos e hidratações, altera o pH dos fios e pode provocar a morte do bicho. Mas não é recomendado optar por isso com o objetivo exclusivo de matar o piolho.

10

Cortar o cabelo ajuda a combater o piolho.

Verdade

Raspar ou aparar os fios contribui para tirar os piolhos da cabeça. Mas é importante saber que isso não resolve o problema, já que cortar o cabelo não previne novos ataques.

Dicas para limpar as peças do uniforme escolar

1. Mancha de caneta: (1 colher de leite ou álcool) Coloque 1 pano ou papel toalha embaixo da roupa umedeça uma escovinha com álcool e leite em seguida esfregue em cima até remover totalmente.

2. Mancha de canetinha: (álcool) Coloque 1 pano ou papel toalha embaixo da roupa umedeça uma escovinha com álcool em seguida esfregue em cima até remover totalmente.

3. Mancha de lápis: Coloque 1 pano ou papel toalha embaixo da roupa e esfregue uma borracha no local onde encontra-se o risco do lápis.

4. Meia encardida: (água, limão e sabão em pó) Coloque em um balde a meia adicione suco de limão em cima da meia encardida e em seguida inserir água fervendo e deixe alguns por alguns minutos. Caso a meia esteja encardida e suja adiciona o sabão em pó.

Fonte: Bem Esta programa da Globo dia 27/02/12 e Programa da Eliana

CUIDE-SE NESTE CALOR


CONFIRA ALGUMAS DICAS QUE PODEM AMENIZAR A TEMPERATURA E EVITAR FUTUROS ENCOMODOS.


Na fábrica
- Sempre que possível, molhe o rosto, nuca, braços e mãos

Na academia
- Diminua a freqüência e a intensidade dos esforços físicos quando o dia estiver muito quente
- Nunca faça exercícios sob o sol para evitar a insolação
- Procure se hidratar a cada 20 minutos. Não adianta nada malhar e depois sofrer com uma desidratação
- Use roupas claras e leves

Na piscina ou praia
- Evite piscinas e praias com aglomerações que são propícias para a transmissão de doenças, como a conjuntivite e micoses
- Depois de nadar na praia ou piscina, tome um banho assim que chegar em casa
- Não ande descalço nem compartilhe toalhas para evitar micoses e conjuntivite
- Utilize uma barraca ou um guarda-sol feito de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação. As sintéticas deixam passar mais de 70% da radiação
- Evite alimentos pesados e após a refeição. Espere pelo menos três horas antes de entrar na água
- Coloque camisetas nas crianças e passe o protetor
- Nem pense em levar bebês para praias e piscinas no horário de pico. Eles podem se queimar e desidratar facilmente
- Evite exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios solares são mais prejudiciais
- O filtro solar deve ter proteção contra UVA e UVB e prefira um que seja resistente à água
- Aplique o protetor solar (FPS 15, no mínimo) 30 minutos antes de se expor
- Não esqueça de aplicar protetor solar nas orelhas, peito do pé, nuca e axilas. Geralmente as pessoas se esquecem dessas áreas
- Reaplique o protetor a cada duas horas, principalmente quando suar muito e todas as vezes que entrar na água
- Utilize também protetor labial. Sol sem proteção pode levar à manifestação da herpes labial
- Tome uma ducha antes de passar o protetor para se livrar de resíduos de outros produtos, como desodorantes e perfumes, que podem manchar a pele
- Não deixe para fazer a depilação na última hora. Depilação seguida de exposição ao sol é problema na certa
- Evite também tirar as cutículas do pé se for para a praia. A cutícula é a proteção natural da unha, removendo-a você deixa uma porta aberta para a entrada de microorganismos
- Proteja-se mesmo na sombra, pois a radiação solar reflete na água, areia e concreto
- Leve água para beber e dar umas borrifadas no rosto
- Use boné ou chapéu

No trânsito
- Antes de entrar no carro que ficou parado sob o sol, abra as portas e janelas para que aquele “bafo quente” saia
- Jamais deixe crianças trancadas dentro do carro. Mesmo que não demore, elas podem passar mal e não são raros os casos de morte
- Se o carro vai ficar estacionado fora da sombra, coloque um pedaço de papelão do lado de dentro do párabrisa, no painel. Ou cubra o volante com um pano.

BelezaCuidados com o corpo

Gambare!Pele
- O ideal é usar hidratantes que já contêm o protetor em sua fórmula
- Cuidado ao preparar uma caipirinha ou qualquer alimento que você precise manusear limão, que pode manchar sua pele
- Quem precisa trabalhar com luvas de plástico, procure não fazer as cutículas da mão. Um pequeno corte na cutícula pode irritar sua pele quando tiver que usar a luva o dia inteiro
- Pele sensível atrai dermatites causadas por insetos. Lembre-se de passar um repelente se for a lugares que possa ter tais bichos
- Evite o bronzeamento artificial. A luz ultravioleta emitida pelas lâmpadas podem causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele
- Se há muito tempo não pega um sol, deve se bronzear aos poucos para tornar a pele mais resistente
- Não tome banho com a água muito quente e depois passe uma loção hidratante

Pele oleosa
- Lave o rosto logo ao acordar e antes de dormir. Depois passe um tônico para tirar os últimos resíduos
- Na hora de hidratar e aplicar o protetor solar, escolha produtos livres de óleo (oil free) que não causam obstrução dos poros
- Quem trabalha fazendo esforço físico, sempre que possível, deve lavar o rosto durante o expediente

Cabelos
- Lave os cabelos todos os dias, principalmente quem usa toucas durante o trabalho. A touca funciona como uma estufa ótima para o aparecimento de oleosidade e caspas
- Aposente o secador pelo menos no verão. O ar quente resseca os fios do cabelo
- Enxágüe seus cabelos com água fria. Esse procedimento dá brilho às madeixas
- Não escove os cabelos molhados para não quebrar os fios. Prefira usar pentes de dentes largos e espaçados e, de preferência, de madeira
- Procure hidratar seu cabelo com algum produto específico a cada 15 dias. O cloro da piscina e o sol danificam os fios - Depois de passada a temporada de calor, corte as pontas do cabelo para eles adquirirem força e nascerem saudáveis novamente

Pés
- Use meias de algodão
- Ponha seus sapatos para arejar e faça um rodízio de calçados
- Coloque um talco anti-fúngico tanto nos pés quanto nos sapatos para prevenir possíveis micoses

Todo o cuidado é poucoO corpo sente de forma dramática o calor. Portanto, todo cuidado é pouco. Veja como evitar as doenças do calor

Gambare!Água, muita água
Desidratação é a doença mais comum na estação. Isso ocorre porque o aumento da transpiração faz com que o corpo perca líquidos e sais minerais, o que pode provocar sede, boca e olhos ressecados, tonturas, vômitos e diarréias. “Dependendo da atividade física do trabalhador e do local onde ele trabalha, se for um lugar abafado, a perda de líquido é muito maior. O problema é que a pessoa não perde só líquido, mas principalmente sais minerais”, alerta Débora Mery Oka, especialista em clínica geral do Hospital Santa Cruz. É recomendável beber líquido e também bebidas isotônicas que contenham sais minerais, tanto para prevenir como para tratar. Tome pelo menos dois litros de água por dia. Outro problema devido ao excesso de sol é a insolação. Sintomas: dores de cabeça, náuseas, tonturas e queimaduras na pele. Para evitar, não fique no sol das 10h às 16h, quando os raios solares são mais intensos.

Alimentos frescos
No verão, os alimentos que ficam mais tempo expostos à temperatura ambiente sofrem deterioração mais rápido. A intoxicação se dá quando uma pessoa ingere o alimento contaminado por certas bactérias nocivas. Sintomas: vômitos,
febre e diarréia.

Conjuntivite
É a inflamação da membrana transparente que recobre e protege o globo ocular. Os sintomas dependem do tipo da conjuntivite, mas, geralmente, os olhos ficam vermelhos, a pálpebra inchada, ocorre lacrimejamento, secreção, ardor, sensibilidade à claridade, coceira nos olhos e até alteração na visão. “A princípio, indicamos a compressa fria, o que alivia em grande parte os sintomas do quadro. Nas conjuntivites infecciosas, o tratamento é feito com uso de antibióticos e antiinflamatórios, normalmente, em forma de colírios”, diz o oftalmologista Fukuo Yanaguihara.

Proteja a pele:

dos raios do sol
Está provado: excesso de sol pode dar câncer de pele. O problema atinge principalmente as partes do corpo que ficam expostas, como a face, o pescoço, as orelhas, os ombros e as mãos. “Para prevenir não basta apenas respeitar o horário. Quanto mais queimaduras, mais risco de melanomas; quanto maior a quantidade de raios acumulados durante a vida, maior o risco de melanomas. É preciso evitar o sol desde a infância”, alerta Lucio Bakos, dermatologista e Coordenador da Campanha de Prevenção do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em caso de queimadura de sol, a primeira medida é esfriar o local com água fria corrente ou colocar as mãos em uma bacia de água com algumas pedras de gelo.

dos fungos
A umidade prolongada da pele favorece o aparecimento de micoses, que são doenças causadas por fungos e que podem ser adquiridas na praia ou na piscina. Começa com uma pequena lesão vermelha que provoca coceira e pode aumentar de tamanho. Geralmente aparece na virilha e nos pés. O dermatologista Lucio Bakos recomenda não ficar muito tempo na água porque a umidade favorece o aparecimento das micoses. “Outra medida importante é secar bem as dobras do dedo após o banho e usar talco anti-fúngico nas virilhas e nos pés”.