"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

quarta-feira, 28 de março de 2012

A professora Janaine utilizou em seu planejamento o disparador ( tema ) GALINHA, e com base no disparador foi trabalhado os seguintes conteúdos: Cor azul / Noção de grandeza ( grade e pequeno ) / forma geométrica ( circulo) / Quantidade numérica / Corpo Humano/ Higiene/ Coordenação motora grossa e fina/ Família/ Moradia/ Cuidado / Culinária/ Receita/ Doce e salgado/ Quente e frio/ Ampliação do vocabulário e Observação de imagem

Para fixação da vogal A, a turminha do JD II realizou uma pulseira com a letrinha trabalhada na semana


Na semana do carnaval a professora do 5ºAno, ao explicar o conceito da data comemorativa, trouxe para os alunos acessórios, tornando a aula mais atrativa e alegre.


A turma do 4º Ano se surpreendeu ao chegar na sala de aula e encontrar cana de açúcar, suco e bagaço, pois para explicação do conteúdo da disciplina de História ( Exploração da Cana ), a professora utilizou os 5 sentidos para os alunos aprenderem de forma concreta e significativa.
Por fim solicitou aos alunos uma solução para reaproveitarem o bagaço da cana.Então surgiu dentre o grupo a ideia de fazer uma atividade artistica. Confira os trabalhos!!!!



Falando mais uma vez sobre a importância de aproveitar materiais que a principio não tem serventia, a professora do 4º Ano, propos aos alunos que realizassem uma atividade com colagem de aparas de lápis, focando os seres vivos e a natureza. Veja a criatividade dos alunos ao confeccionarem a atividade!!





Visando a importância de reutilizarmos materiais que iriam para o lixo e transformá-los em arte,a turminha do 4º Ano, pesquisou imagens e confeccionou um cartaz que mostra como o mundo ficará se não mudarmos nossas atitudes.


Para trabalhar a expressão oral unida a prática da leitura, foi apresentada uma peça retratando a história do "Pintinho Fofo."



O 3ºAno estudou o conteúdo ( Cidade/ Municipios) de geografia e a professora propos ao término do conteúdo a construção de uma cidade com materiais reciclavéis. Confira algumas confecções realizadas pelos alunos.



Para enriquecer o conteúdo da disciplina Ciências ( Recursos naturais), a professora Aline do 3º Ano criou uma paródia utilizando a música “ Atirei o pau no gato”.
Confira a paródia abaixo:

A luz e o calor do sol, sol,sol
O ar, a água, gua, gua
O solo, lo, ló
Os minerais ais, ais e
Os seres vivos
São recursos naturais ais, ais.
Os alunos cataram para a diretora Lú a paródia “Os recursos naturais”, e ela percebeu que o aprendizado foi positivo.


Para explicação sobre Cidade e Campo, a professora do 1ºAno confeccionou um cartaz juntamente com a sua turma.
Com base neste conteúdo a professora explorou interdisciplinariamente os seguintes conteúdos: Observação de imagem/ Ampliação de vocabulária/ Quantidade/Números/ Situação Problema/ Formas Geométricas/Cores/ Moradia/ Seres vivos e Recursos naturais.




Hoje foi realizado o primeiro sorteio do 5º Ano, para arrecadação do dinheiro que será destinado ao passeio da formatura. Veja o ganhador de uma bela casinha de jujubas com chocolates dentro!
( Daniel 5ºAno e Professora Ana)


A turminha do JDI esta trabalhando com as letrinhas do nome , e para maior fixação a professora pediu a todos os alunos que contornassem com o dedindo,as letras contidas em cada crachá! Confira.....


Na 3º semana de fevereiro a professora do JDI, utilizou como disparador uma máscara para
enriquecer o tema voltado para o histórico do carnaval sendo trabalhado de forma concreta e lúdica.


E agora veja a máscara que a turminha da professora Ana Paula realizou.


Na hora da novidade a professora do JDI, trouxe um peixe, uma coroa e um abacaxi para as crianças tatearem e lançou um desafio para seus alunos:

Tem coroa e não é rei?
Tem escama mas não é peixe?

Por fim fizeram com massinha a tentativa de reproduzir um abacaxi.


No projeto Etiqueta deste Ano , foi realizada a leitura do livro "Amanda no país das vitaminas". Desta história muitas atividades foram planejadas. Uma das atividades ocorreu a turma do JDI onde a professora pediu para os alunos registrarem dentro das formas geométricas, o que a menina Amanda aprendeu a comer no final da história.

Confira as duas belas tentativas!!!


Os alunos da professora Ana. P, aprenderam de uma forma lúdica e prazerosa as partes do corpo humano, bem como a identificação dos númerais.
Confira essa divertida aprendizagem!!!


Agora a turminha da professora Ana.P, fez um registro em folha ( colagem), para maior fixação do conteúdo ( Corpo humano).


Junto ao conteúdo "Corpo Humano", a professora Ana.P não poderia deixar de trabalhar com o tema " Higiene" corporal e bucal.
Confira esta divertida aprendizagem!!!


Para a verificação do aprendizado a professora Ana.P., promoveu um jogo de reconhecimento de números e vogais, ulitizando um colorido dado. Foi uma grande diversão e o resultado... É lógico que foi satisfatório, pois toda criança aprende brincando!

Você já teve um grande encontro?
A Bela e a Fera já tiveram, Cinderela e o Príncipe também, Romeu e Julieta nem precisa citar. E os alunos da professora Ana. P ?
Sim , eles promoveram um lindo encontro entre as vogais.


Encontro vocálicos com máscara e amarelinha,quantidade numéricas com bananas e numeros com palitos, bolinhas de chocolates,bonecas, são objetos que fazem parte de uma metodologia surper divertida. Presencie um pouco desta gostasa aprendizagem.


Hora da novidade / Desafio / Contagem/ Identificação das vogais/ Degustação de suco de limão.


História para inserir a família silábica do B.


Números/ Cor secundária laranja/ 5 sentidos ( Bolinha de chocolate), Quantidade/ Coordenação
motora grossa( passar entre os cones)


Família silábica do B / Quantidade / Identificação do símbolo numérico.




Então gostaram????