"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

9º e 10º dia de projeto


Qual é o gosto e o cheiro da lua?

Neste dia as crianças disseram,na visão delas,qual o cheiro e sabor que a Lua tem.Os pequenos fizeram um desenho daquilo que represente para eles o sabor da Lua,já os grandinhos fizeram uma receita com medidas e ingredientes para formular o gosto que a Lua tem.
Após isso,houve três frascos que continham perfumes diferentes,em um destes frascos havia um perfume chamado Lua ( da Natura),a professora passou esse frascos entre eles e solicitou que eles dissessem qual o cheiro da Lua para eles. Consecutivamente a professora mostrou que havia um perfume dentro de um dos frascos chamado Lua,e juntamente com os alunos levantou-se seguinte hipótese:
A lua realmente tem este cheiro?
Por que o fabricante colocou este nome em seu perfume?

PRINCIPIOS DE EMPREENDORISMO TRABALHADOS:
Organização:Instigar o aluno a ouvir ou sugestão do outro,organizando idéias para futura escolha em consenso.
Análise: A professora pedira que os alunos analisassem a receita,avaliando os ingredientes necessários,custo,benefícios,prejuízos...

Planejamento:Terão que escrever a receita na ordem dos acontecimentos,planejando o uso dos recursos necessários.

Visão de Futuro:O que podemos fazer com esse bolo se fosse produzido?Quem seria o alvo?Se vendesse ele por inteiro quanto custaria?Seria vendido por inteiro ou em pedaços?existe a possibilidade de alguém progredir vendendo doces?

Disciplinas Trabalhadas:Língua Portuguesa e Ciências.






10º dia de projeto-sexta-feira 13/08/2010


Apresentação da receita

Execução:As crianças escolherão um relator da receita para ser apresentada a outras classes na quadra,logo no incio da aula.Será lida também,outra receita de biscoitos da Lua.Voltando para classe as crianças serão chamadas para confeccionar biscoitos em forma de Lua.Após assar,todos meia hora antes da saída irão, novamente, a quadra e compartilharão um chá com biscoitos de Lua,fazendo leitura de livrinhos que estarão espalhados pelo chão.

PRINCIPIOS TRABALHADOS:

Analise das receitas ouvidas,visão de futuro estimulando o aluno a perceber que uma receita também pode promover um momento de descontração e relacionamentos entre amigos.

DISCIPLINAS TRABALHADAS:
Língua portuguesa( Língua Oral e Escrita).

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NOVIDADE!

Queremos ainda compartilhar com vocês dois fatos novos: visando o futuro onde poderemos dar continuidade ao ensino fundamental II, o META amplia suas instalações implantando a segunda unidade.Além disso, em 2011 comemoraremos 20 anos de existência, o que nos orgulha muito porque consiguimos estabelecer valores sólidos.Para unir esses dois fatos faremos um coquetel na nova unidade,assim os pais poderão conhecer as novas instalações.Logo enviaremos a data deste coquetel.

Agenda do mês

-Bienal dia 19/08/2010,para todos os alunos e séries a partir do maternal.
-Peça teatral na Biblioteca Olívia de Campos Barros,somente para os alunos do 4º ano e
5º ano.



A Biblioteca Olívia de Campos Barros,localizada na avenida sete de setembro,nº468 próximo ao Fórum ,está realizando diversas peças teatrais neste mês de agosto.Convidamos os alunos do 4º e 5º anos para assistirem à peça :O baú de histórias, a ser apresentada no dia 20/08/2010 às 11:00hs, com duração de 50 minutos.O horário de saída será às 10:25 e retorno previsto às 12:20hs. Neste dia as crianças deverão estar completamente uniformizadas.Como a Biblioteca está próxima a escola iremos andando até o local,sendo que as professoras e direção acompanharão os alunos,portanto este evento não tem custo.
ATENÇÃO:
· As crianças do 4º ano,terão aula normal,somente será alterado o horário de saída dos mesmos.
· As crianças do 5ºano deverão estar na escola às 10:20hs,com o retorno previsto para 12:20hs.Essas crianças poderão permanecer na escola até o horário de entrada habitual (13:00hs),porém trazer um lanche reforçado ou almoço.Neste dia haverá aula normal.

LEMBRANCINHA SURPRESA

Foi dado pelos alunos do 2ºano e pela professora Ana Cláudia a lembrancinha abaixo que simbológicamente significa:multiplicar e compartilhar.Esta lembrancinha foi retribuida às palhacinhas do teatro bem como aos próprios alunos do 2º ano que estão trabalhando noções de multiplicação.

7º DIA DE PROJETO







Nesta terça-feira dia 10/08, os alunos assistiram uma peça teatral,planejada e realizada pela coordenação pedagógica.Tiveram como atrizes a Professora Suely,Secretária Gabriely,e Diretora Lú.A peça conta a história de três palhaças, sendo duas totalmente alegres,de bem com a vida,brincalhonas e com muita energia.Já a outra palhaça era triste,desanimada, só queria saber de ficar deitada.As duas palhaças alegres notaram que havia algo estranho com a palhaça triste,então resolveram tomar providencias tais como trazer em uma grande mala com diversos tipos de brinquedos.Então começaram a fazer brincadeiras com estes brinquedos e convidavam a palhaça triste persistindo com varias tentativas como: cabo de guerra com corda,,jogo de futebol com galinha e bolas,caixa com presente surpresa,até posters do Justin Bieber embalado com som apaixonante deste novo fenômeno musical.Porém não obtiveram nenhum resultado mas como bom exemplo de persistência e criatividade tiveram uma grande idéia: foram até a grande mala e cada uma tirou a metade de um coração e transplantaram na palhacinha,que no mesmo momento sente a alegria invadir-lhe.

6ºDIA DE PROJETO

As crianças viram,analisaram e comentaram sobre o vídeo do Rato meu querido Rato,que tem como sentido retratar a persistência do personagem em lutar por aquilo que almeja(uma pessoa para casar).

DISCIPLINAS TRABALHADAS:

Língua Portuguesa( interpretação).

PRINCIPIOS TRABALHADOS:

Visão do futuro: Fazendo a criança perceber que com persistência se consegue o que deseja.

ORGANIZAÇÃO

As crianças tiveram que organizar dados que as três histórias( Rapunzel,Qual o sabor da lua e Rato meu querido Rato) retratam para poder fazer a analise das ações que indicaram persistência.