"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projeto Etiquetando.Escultura com alimentos.



Parabéns aos alunos do 6°, 7° e 8° ano pela criatividade e empenho. Vamos continuar trabalhando a valorização dos alimentos saudáveis e seus benefícios.














segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cientistas do 7° ano


Conheça esta turminha da pesada, que esta sempre inovando e procurando meios criativos,divertidos e até mesmo estilosos de se aprender.

Reforma da Unidade I






Aos papais e mamãe que não tiveram a oportunidade de conhecer nossa instalações após a reforma, aqui vai umas fotos para ficarem com gostinho de quero mais....

Projeto Etiqueta


O consumismo e a falta de planejamento financeiro se tornaram comum na realidade de grande parte da população.Com advento da globalização e a estabilização da inflação,criou-se a possibilidade de pessoas de quaisquer classes sociais terem acesso a bens de consumo,bem como obtenção de créditos com mais facilidade que outrora teriam.Esta facilidade está criando um ciclo consumista,podendo proporcionar,as pessoas despreparadas,experiências muito desagradáveis no campo das finanças pessoais ,ocasionando , por conseqüência muitos problemas.A influencia da mídia ( agressivamente voltada para o consumo), estimula ainda mais o consumo de produtos muitas vezes desnecessários,influenciando massivamente crianças , adolescentes e jovens.
Face ao exposto se faz necessário trabalhar a questão da educação financeira com os alunos,sob a ótica do tema transversal:” trabalho e consumo” – previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática ( PCNs,1998 ), com intuito de formar nos jovens uma consciência poupadora e investidora,contrapondo-se aos hábitos consumistas cada vez mais acentuadas na sociedade atual.
Os parâmetros Curriculares de Matemática abordam a questão da seguinte maneira:... Com a criação permanente de novas necessidades transformando bens supérfluos em vitais, a aquisição de bens se caracteriza pelo consumismo.O consumo é apresentado como forma e objetivo de vida.É fundamental que nossos alunos aprendam a se policiar criticamente diante destas questões e compreendam que grande parte do que se consome é produto do trabalho, embora nem sempre se pense nessa relação no momento em que se adquire uma mercadoria. É preciso mostrar que o objetivo de consumo, seja um tênis ou uma roupa de marca, um produto alimentício ou um aparelho eletrônico etc,é fruto de um tempo de trabalho , realizado em determinadas condições.Quando se consegue comparar o custo da produção de cada um desses produtos com preço de mercado é possível compreender que as regras do consumo são rígidas por uma política de maximização do lucro e precarização do valor do trabalho.Aspectos ligados aos direitos do consumidor também necessitam da Matemática para serem mais bem compreendidos.Por exemplo, para analisar a composição e a qualidade dos produtos e avaliar seu impacto sobre a saúde e o meio ambiente, ou para analisar a razão entre o menos preço / maior quantidade.Nesse caso, situações de oferta como: compre 3 e pague 2 nem sempre são vantajosas, pois geralmente são feitas para produtos que não estão com muita saída.- portanto, não há, muitas vezes, necessidade de comprá-los em grande quantidade- ou que estão com os prazos de validade próximos do vencimento.Habituar-se e

analisar-se essas situações é fundamental para que os alunos possam reconhecer e criar formas de proteção contra propaganda enganosa e contra os estratagemas de marketing que são submetidas os potenciais consumidores.
( PCNs , 1998. p.35)


Nosso fundamento esta voltado ao educar para o pensar e fazer, criando para isso situações em que incentivem o aluno a refletir,pensar por si mesmo,persistir,com uma filosofia de que o verdadeiro conhecimento é feito pelo próprio sujeito por meio de interação com o meio,para isso uma das funções da escola esta em proporcionar ajuda intencional,sistemática e continuada , proporcionando um conjunto de praticas preestabelecidas a contribuir para a apropriação de conteúdos sociais e culturais de maneira critica, construtiva e analítica,em que educandos decidem sobre a melhor estratégia para tomar decisões e fazer escolhas, resolver situações, argumentar, se expressar, mobilizando informações adquiridas, procedimentos aprendidos, em que o pensar e o fazer se mobilizam ao se estar engajado ativamente no enfrentamento de desafios.
Neste segmento, a proposta do Centro Educacional Meta neste ano de 2.012 é lançar o projeto desencadeador e disparador de todas as ações, denominado: Etiqueta.Unindo objetivos dos três projetos dos 3 anos anteriores( estimulo ao raciocínio/ Empreendedorismo/ Escolhas), continuaremos trabalhar com o estimulo ao espírito empreendedor, a modas inovadores de raciocínio, a mentalidade adequada e saudável em relação as escolhas,inserindo então a sensibilização e mobilização para o Consumo Consciente, trabalhado-se então com maior ênfase a habilidade em lidar com finanças para que nossos alunos se tornem capazes de diferenciar o “ eu quero” do “ eu preciso”, no incentivo de uma cultura poupadora e investidora.O consumo é a mola que impulsiona a economia,gerando emprego e proporcionando o crescimento da noção.Contudo,quando “ ter” ganha proporções maiores que o “ ser” tem-se um problema, pois há uma degradação nos valores éticos da sociedade
Nosso objetivo então é combater o analfabetismo financeiro, preparando crianças e jovens para enfrentar desafios da vida,ajudando no processo de transformação do “cidadão consumidor” em “consumidor cidadão”,contribuindo desta maneira para formar uma sociedade economicamente próspera,socialmente justa e ambientalmente sustentável.
Os tópicos mostrados até aqui não concluem este assunto,entretanto,são um bom legado para se iniciar um aprimoramento do planejamento financeiro doméstico e iniciar uma nova cultura relacionada a consumo.Não se trata aqui de fórmula mágica para enriquecimento, ao contrário,trata-se de muito trabalho e um constante duelo entre presente e futuro ( comprar ou esperar), onde cada individuo saberá o que é melhor para si e qual estratégia deverá seguir para chegar ao seu objetivo: a independência financeira.
Com base no que foi apresentado,espera-se não só uma sensibilização quanto à importância do tema abordado,mas uma profunda reflexão quanto ao caminho que está seguindo.Será que nossas crianças- futuros chefes de família- saberão diferenciar desejo e necessidade?
O assunto discutido até aqui é mais um dentre tantos temas relevantes como: Meio Ambiente,Esporte,Cultura, entre outros; ligados à auto--estima e a cidadania,contudo,não são priorizados,restando á nós,tomarmos parte do problema e agir.
A criança é “terreno fértil” para novas realizações,basta motiva-las e ensina-las o caminho e elas formarão novas mentalidades em todos os seguimentos da sociedade.O professor torna-se a “ semente” para essas realizações.Espera-se que este trabalho sirva de “fertilizante” e que se tenha uma boa “ safra”.

Prezados alunos:

Sua presença é muito importante para nós,
Estamos felizes por tê-los conosco,
Juntos estaremos construindo um novo futuro,
Agradecemos a confiança em nós depositada,
Muito obrigado e que 2012 seja um ano muito produtivo,

Buscamos oferecer o que há de melhor,
Estamos certos que todos nossos objetivos serão alcançados,
Muitas novidades estarão sendo oferecidos durante o ano,

Vamos caminhar juntos pelo caminho do conhecimento,
Ir mais alem do que se pode enxergar,
Nesta longa jornada não estaremos sozinhos,
Deus nos acompanhará e com certeza nos abençoará,
Orgulhosos chegaremos ao final de mais uma etapa,
Sejam todos bem vindos... Feliz 2012.!!!
Á Direção

Bem vindos!!!!


Queridos Alunos
As férias chegaram ao fim e já é hora
de retornar. Nossa escola se alegre em
te encontrar! Aqui no Meta tem sonhos, emoções, fantasias e novas descobertas, enfim aprendizado.
Nós teremos muita alegria em estar ao seu lado nesta busca do conhecimento, sempre auxiliando, incentivando e orientando os seus caminhos. Você nos traz muita alegria, por isso conte conosco sempre.