"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BRASIL, MAIS CARINHOSO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
A partir da promulgação da Constituição Brasileira de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, as crianças brasileiras passaram a ser respeitadas como cidadãs de direitos. Começaram a ser vistas como sujeitos históricos e produtores de cultura, porém com certas especialidades, uma vez que se encontram em pleno desenvolvimento.
T

al propositura impulsionou algumas mudanças nas leis posteriores e na organização das políticas públicas para a infância do Brasil. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cuja versão mais recente foi promulgada em 1996, indica um avanço na mentalidade estabelecidas ao considerar que todas as instituições de Educação Infantil devem ter suas propostas pedagógicas tecidas sob as intenções do cuidar e do educar. Outra medida que levou a uma melhoria considerável no atendimento escolar para as crianças com idade de zero e cinco anos foi a criação do FUNDEB ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que atende a toda a educação básica desde janeiro de 2007. E foi a partir de então que os municípios puderam investir as verbas do fundo na Educação Infantil, antes só possível de ser feito no Ensino Fundamental. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, homologadas no final de 2009, também reafirmam o conceito de criança cidadã e definem um currículo voltado para as necessidades de cada faixa etária.Essa norma tem por objetivo estabelecer as Diretrizes a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na educação infantil, que vem a ser a primeira etapa da educação básica, oferecida para crianças de até cinco anos de idade em creches e pré-escola.O currículo sugerido inclui um conjunto de práticas – interações e brincadeiras - que busquem articular as experiências e os saberes das crianças com conhecimentos variados para promover o desenvolvimento integral.Recentemente, o governo federal lançou os programas Brasil Carinhosos, que visa tirar de miséria crianças de até seis anos, cuja renda familiar per capita seja inferior R$ 70. O programa terá três eixos: reforço da renda familiar -, acesso a creches e ampliação da cobertura de saúde. De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o ‘Brasil Carinhoso será a mais importante ação brasileira de combate à pobreza absoluta na primeira infância. Um programa como esse não pode ser encarado pelo governo como mais um custo, mas como um investimento.Isso porque já é sabido por pesquisas nacionais e internacionais que a educação e o cuidado na primeira infância são o que realmente faz diferença do ponto de vista de qualificar a educação no país.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo Escolar mostram que o acesso das crianças brasileiras a creches consideravelmente na última década. Em 2000, essas unidades atendiam 916.864 crianças com até três anos de idade. Em 2011, esse número chegou a 2.298.707. Apesar de esses números relevarem um aumento de mais de 150%, ainda há muito que melhorar. Penso que o Brasil demorou muito para investir na infância, haja vista que os ensinos Superior, Médio e Fundamental apareceram primeiro nas metas das políticas. Mas nunca é tarde; as crianças de hoje saberão usufruir dessa diferença. A proposta é, sem dúvida, muito interessante.Contudo, juntamente com tais ações, é preciso intensificar a busca pela qualidade nas creches e pré-escolas, já que renomados pesquisadores da Psicologia da Aprendizagem afirmam que se tem os períodos sensitivos à aprendizagem, as chamadas “janelas da aprendizagem”. Quando alimentada de informação e motivada por novas experiências nessa fase, a criança fixa o que foi absorvido como instrumentos do pensamento. Essas janelas fecham-se á medida que anos vão passando, por isso a necessidade de se aprender nesse período. É o tempo de Kairós (antiga palavra grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”) da aprendizagem, época em que a criança está apta a ‘aprender a aprender’ o que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências que lhe valerão por toda a vida.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

Albert Einstein

Então vamos trabalhar!!!
MUDANÇAS CORPORAIS

"A PUBERDADE É A ALTERAÇÃO FÍSICA QUE TRANSFORMA O CORPO INFANTIL NUM CORPO ADULTO"

Diferente do que muita gente imagina, puberdade e adolescência não são sinônimos.Adolescência é o momento de mudança psíquica e social. A puberdade é a alteração física que transforma o corpo infantil num corpo adulto, capaz de se interessar por sexo e de reproduzir.
Seu início não tem dia e ne
m hora marcada. Pode começar quando a criança tem apenas 8 anos ou mesmo quando ela já possui 15 anos, por exemplo. Cada pessoa tem o seu tempo e desenvolve as diversas partes do organismo de forma individual e progressiva. Por isso, é normal que dois adolescentes da mesma idade se encontrem em estágios diferentes do desenvolvimento da puberdade.
Como por exemplo, uma menina já ter iniciado o crescimento dos seios e a outra ainda está na fase de só perceber uma pedrinha dolorida. Ou o garoto que está mudando a voz infantil. Estes acontecimentos, em geral criam muitas dúvidas e levam os jovens a questionarem sua normalidade, tirando sua concentração dos estudos.
No serviço de orientação sexual à distância do Instituto Kaplan – SOSex, a incerteza quanto à normalidade de seu desenvolvimento físico é a maior preocupação do jovem em relação a puberdade. É muito importante que o professor fique atento ao comportamento de seus alunos e possa trabalhar esse tema promovendo informações básicas sobre a puberdade. Isso ajuda muito a diminuir a ansiedade e a tranqüilizá-los quanto às mudanças de cada um.

A PUBERDADE

Este processo de mudanças corporais ocorrem gradualmente, passando por três estágios biológicos bem marcados: o PRÉ-PUBERAL, quando surgem as primeiras modificações corporais;o PUBERAL, quando essas mudanças do organismo colocam em ação a capacidade reprodutiva- as meninas passam a amadurecer seus óvulos e os meninos, a produzir espermatozóides; e o PÓS-PUBERAL, no qual os órgãos funcionam tal qual num adulto e o jovem adquire os caracteres sexuais secundários.

PRÉ-PUBERAL

Quando a criança entra na puberdade, uma série de alterações ocorre gradativamente no corpo, ativadas pela hipófise. Localizada no cérebro, essa glândula é a responsável pela produção dos hormônios sexuais que colocam em atividade os ovários e os testículos. Na mulher, os principais são o estrógeno e a progesterona e no homem, a testosterona.
A primeira modificação aparente da puberdade é o aumento do tamanho dos seios, nas meninas, e do pênis e testículos, nos meninos. Ambos crescem em altura, aumentam sua estrutura muscular, alteram o tom da voz e começam a apresentar pêlos nas axilas e ao redor dos órgãos sexuais. Nos rapazes surgirão, ainda, barba e bigode.
Outras características da puberdade que merecem toda atenção é o aparecimento de acne (espinhas) e novos odores. Nesse período, os hormônios sexuais estimulam o organismo a produzir secreções em maior quantidade como o suor, por exemplo; e a fabricar ácidos graxos (gordura). No rosto, isto favorece a formação de uma capa lubrificante na pele que pode fechar os poros e causar inflamação formando a espinha.

VEJA O QUADRO ABAIXO COM AS ALTERAÇÕES DENTRO DESTA FASE:

PUBERDADE;

INÍCIO DAS MUDANÇAS NO CORPO

Entre 10 e 13 anos

ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS

Hipófise
Testículo
Ovário

HORMÔNIOS SEXUAIS

Testosterona (homem)
Progesterona (mulher)
Estrogênio (mulher)

PRINCIPAIS PREOCUPAÇÃO DOS JOVENS

Normalidade do desenvolvimento

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Aumento dos seios
Crescimento do pênis e testículos
Estirão
Alteração da voz
Pelos pubianos
Barba e bigode
Acne
Contorno do corpo
Pomo de Adão
Menstruação
Espermatogênese 
Polução noturna.