"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

sexta-feira, 9 de março de 2012

BRINCADEIRA TEM LIMITE!



Linha muito fina separa brincadeiras entre alunos do bullying no ambiente escolar.

Apelidos,brincadeiras, disputas por notas, preconceito e intimidação.Como pais,professores e diretores podem identificar quando essas brincadeiras passam do limite e podem ser considerados bullying? Muito se discute atualmente sobre o tema.

Pesquisadores,psicólogos e pedagogos buscam conhecer e conscientizar famílias e instituições de ensino,a fim de amenizar e conseqüentemente abolir do ambiente escolar esse tipo de comportamento socialmente destrutível, tanto para quem sofre quanto para quem pratica.

Bullying é uma patologia social,identificada por qualquer atitude agressiva e repetitiva,sem motivação,ocorrida em ambiente escolar.Essas atitudes podem ser agressões físicas,verbais ou sociais.Praticadas por meninos e o isolamento social mais comum entre meninas.” Um apelido se pronunciado apenas uma ou duas vezes pode ser apenas uma ofensa,ou quando é uma alcunha consentida pela vitima não podem ser tipificadas como Bullying,pois para tal deveria ser uma pratica agressiva repetitiva e indesejada pelo agredido”, completa Gehad Ismail Hajar pedagogo e pesquisador na Universidade Federal do Paraná.

Cada ser humano possui um limite, sendo capazes de suportar diferentes níveis de piadas, talvez por isso alguns educadores tenham dificuldade em identificar que possam ter passado do limite.Porem é necessário compreender e possível de reconhecer que em brincadeiras todos os envolvidos são inseridos e se divertem.Já no caso do bllying, o autor se diverte e o alvo se envergonha ou se entristece.A orientadora educacional do Colégio Vilas Boas Marprates explica que o uso do apelido pejorativo é uma agressão,porém ressalta que todo bullying é uma agressão física ou moral deve apresentar algumas características como a intenção do autor em ferir o alvo e a repetição da agressão. “ A presença de um publico espectador e a concordância do alvo com relação á ofensa”, também é necessário,completa a pedagoga.

Para as vitimas, as conseqüências desses comportamentos vão desde dificuldades de aprendizado até isolamento social, podem se agravar e afetar inclusive a sua saúde mental.Variando de acordo com a predisposição genética, estrutura e vivencia de cada individuo, no entanto é possível identificar alguns comportamentos em comum. “ Todas as vitimas que sofrem com os ataques de bullying mostram-se geralmente tristes,deprimidas,aflitas e isolam-se,e muitas levarão marcas para a vida social e necessitarão de apoio psiquiátrico ou psicológico para a superação do problema”, declara o pesquisador Gehad.

A especialista e escritora de diversos livros sobre bullying, Cléo Infante explica que mesmo sendo uma forma de violência tão antiga quanto á própria escola, atualmente o assunto vem sendo debatido em exaustão.” Nunca se falou tanto em bullying como nos últimos tempos e sem duvida,o problema é extremamente preocupante e deve ser debatido nas diversas esperas e á luz de diversas ciências.”, explica a também idealizadora do programa antibullying Educar para a Paz.Porem ela ressalta que cada vez mais crianças e adolescentes continuam a se envolver nessa situação, que muitas vezes parece sem solução.

Pais e professores precisam ficar atentos a sinais recorrentes nas vitimas de bullying, que muitas vezes deixam de contar o problema que tem sofrido por medo de represálias e novos ataques.” O estudante vitima do assedio escolar tem comportamentos bruscos, que não tinha anteriormente,stress,baixa imunidade com a presença de dores pelo corpo, insônia, falta de apetite ou apetite voraz, vômitos, pânicos, ataques de choro”, cita o pedagogo.Gehad Ismail Hajar.

O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully cujo significado é valentão,brigão.Podemos entender como ameaça,tirania,pressão,intimidação,humilhação e maltrato.São atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos,praticados por um individuo causando dor e angustia,exercida em uma relação desigual de poder.

Fonte:Beatriz Vilas Boas Marprates,pedagoga e professora no colégio Pitágoras.

quinta-feira, 8 de março de 2012

ATENÇÃO MULHERES ESTA POSTAGEM É SOMENTE DE VOCÊS!


ATENÇÃO MULHERES! ESTE POST SÃO SÓ PARA VOCÊS!!



Vocês mulheres, claro que sabem que hoje é comemorado o seu dia, mas você sabe da história que há por trás desta data? Veja que incrível foi a primeira conquista do mundo feminino.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.
A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.
No decorrer nos anos muitas mulheres se destacaram na história, por razões distintas, cada uma delas tem hoje seu nome lembrado.
E a conquista maior das mulheres....Dilma presidente!

Sinceramente, expondo uma opinião pessoal, todas as mulheres são símbolo de força. Claro que todas tem seus períodos temperamentais, o que nos torna o ser mais magnífico, pois algum defeito tenhamos que ter não é?
Mulher que trabalha, cuida dos filhos, do marido ( que muitas das vezes acaba se tornando um filho também...risos...dependente de nossos cuidados físicos e psicológicos), huuumm e aquela comida bem cheirosa? Sim também cozinha, cuida da casa, dos pertences de todos que ali moram, e se some algo....Ah! Já sabe quem vai ter que ajudar a procurar....Sim somos nós.Além de passarmos mais de 7 horas por dia vivendo e zelando pelas pessoas que mais amamos ainda encontramos tempo para arrumar cabelo,fazer as unhas,ir ao banco resolver problemas,comprar roupas,malhar, estudar,encontrar as amigas e ás 21:00 hs estar esbelta, perfumada e divina para ir jantar com seu marido.Ufa!Conseguimos fazer em apenas 15 horas o que os homens levam 40 horas para fazer...Simbolo de força, de organização que “criatura” divina é a mulher.
Este é apenas um dos dias dos 365 dias da mulher! Parabéns a você mulher....Parabéns a você HEROINA!


Mulher Erasmo Carlos


Dizem que a mulher
É o sexo frágil
Mas que mentira
Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas...
Vejam como é forte
A que eu conheço
Sua sapiência
Não tem preço
Satisfaz meu ego
Se fingindo submissa
Mas no fundo
Me enfeitiça...
Quando eu chego em casa
À noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas prá quem deu luz
Não tem mais jeito
Porque um filho
Quer seu peito...
O outro já reclama
A sua mão
E o outro quer o amor
Que ela tiver
Quatro homens
Dependentes e carentes
Da força da mulher...
Mulher! Mulher!
Do barro
De que você foi gerada
Me veio inspiração
Prá decantar você
Nessa canção...
Mulher! Mulher!
Na escola
Em que você foi
Ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte
Mas não chego
Aos seus pés...