"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

No Quintal da minha casa: Vamos brincar?

Fui a feira.





Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei...Maçã. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada:por exemplo batata; o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.



Barra Manteiga





As equipes – Divida a turma em dois times, com pelo menos três ou quatro jogadores, cada um.

O campo – O ideal é escolher uma área plana, em que se possa correr sem grandes riscos. Faça duas retas paralelas no chão com aproximadamente 10 m de distância entre elas. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos.

A preparação – Cada equipe deve se enfileirar atrás de uma linhas, de modo que uma fique de frente para a outra. Um integrante de cada lado deve ser escolhido para tirar na sorte quem começa o jogo: pode ser no “par ou ímpar”, “cara ou cora”, “joquempô” ou outros.

O jogo – O vencedor da disputa na sorte começa o jogo. Enfileirados lado a lado atrás da linha, seus adversários devem ficar com a palma da mão estendida e virada para cima, com as pernas posicionadas para correr. O jogador, então, bate em cada uma das mãos no ritmo da música que dá nome ao jogo: “Barra-manteiga, na fuça da nega, minha mãe mandou bater neste daqui, 1, 2... 3”. No 3, a batida deve ser mais forte e inesperada. O jogador que recebeu esse último tapa tem de correr atrás do rival para tentar tocá-lo antes que cruze a linha do outro lado. Se for alcançado, o jogador que tentava fugir passa para o outro time. Se não for pego, continua na sua equipe e o adversário que o perseguiu repete o ritual do outro lado do campo.

O vencedor – Ganha a equipe que conseguir pegar todos os jogadores do time adversário.



5 Marias








Com 5 pedrinhas de mesmo tamanho no chão, a ideia principal é jogar um saquinho para cima,

pegar um dos que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante: você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso, e tudo usando uma mão apenas.


Elefante colorido





Uma criança de costas diz: "Elefante colorido..." E as outras respondem: "Que cor?"

Então a criança de costas determina uma cor. Quem tiver essa cor pode atravessar, as que não tem a cor na roupa devem passar correndo. Quem for pego passa a determinar a cor do elefantinho.



Cinema.

Os Smurfs - O Filme

Gargamel descobre o povoado mágico dos Smurfs e faz com que eles se dispersem na floresta. Desastrado pega o caminho errado e, seguido por outros, entra na gruta proibida que os leva para o Central Park. Voltar para casa é cada vez mais complicado, já que Gargamel os persegue, por isso, os Smurfs resolvem se esconder e são protegidos por um casal. E dai em diante eles terão muitas aventuras e terão que salvar o Papai Smurf do terrível Gargamel e descobrirão que podemos ser aquilo que quisermos.

Vale a pena assistir garanto muitas risadas.

http://www.youtube.com/watch?v=o5TbwxDTn28&NR=1


Um ótimo filme a todos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vamos Passear?

O mês de Setembro vem cheio de surpresas. Teremos dois passeios super legais, vai ser pura diversão para todos.

Cidade da Criança


Para as nossas crianças do Maternal, Jardim I, Jardim II e 1°Ano ,preparamos um dia cheio de diversão e muita alegria, iremos a Cidade da Criança no dia 16 de Setembro.


Metrô - Centro Cultural Vergueiro



Quem nunca teve vontade de andar de metrô? Imagina andar e poder conhecer toda a estrura, as máquinas, o funcionamento e muito mais? Então pensando nisso iremos fazer um passeio ao Metrô Vergueiro nos dias 23 e 30 de Setembro para as turmas do 2°Ano ao 6°ano. Prometemos muitas surpresas para esses dias.

Maiores infromações irá via agenda.

OBA!!! AS AULAS DE TAEKWONDO INICIARAM


Oba! A turminha de Taekwondo esta aumentando, faça você também a inscrição de seu filho(a). Com o novo professor Francisco e permita que possa desfrutar dos ensinamentos de um Mestre.

" Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança."
Samuel Johnson

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Música na Sala de Aula.

A partir de agosto, o ensino de música torna-se obrigatório em todas as escolas de ensino fundamental e médio.
Escola também é lugar de cantar, tocar instrumentos e conhecer partituras. E isso agora virou lei! A partir deste mês, o ensino de música volta a ser obrigatório em todas as escolas de ensino fundamental e médio, de acordo com a lei nº 11.769, sancionada em 2008.

Não são poucos os estudos que relacionam a música ao melhor desenvolvimento cognitivo das crianças. Uma pesquisa feita recentemente pelo historiador Milton Joeri Fernades e defendida como tese de doutorado na USP mostra que ela facilita, por exemplo, o ensino de história. Como? Criando empatia entre aluno e professor. Além disso, as melodias auxiliariam as crianças a ligarem o conteúdo da disciplina à música, o que facilita a memorização e a aprendizagem.

Nós aqui no Meta já estamos tendo nossas aulas de música com o Professor Thiago, em breve vamos colocar algumas fotos das aulas para que vejam a alegria que nossas crianças sentem com as aulas.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS

PAPAI, NA ESTRADA DA VIDA NOSSAS PEGADAS ESTARÃO SEMPRE JUNTAS.


Esta foi a frase disparadora que utilizamos na decoração e tema para marcar o projeto da escola bem como este dia inesquecível.

Muitas pegadas foram colocadas no chão, cartazes e chinelinhos representando a importância da figura paterna caminhando em parceria com o seu filho (filha).

Iniciando a comemoração, nossa coordenadora Suely que dirigiu o evento, abordou o projeto que o Meta está trabalhando neste semestre que é o "Semáforo das Escolhas", fazendo um paralelo entre os objetivos de tal projeto com a importância dos pais nas escolhas de seus filhos (a), os orientando, dividindo ideias e analisando juntos as consequencias que elas produzem. Antes disso aos pais foram entregue um pirulito com um formato de pé que simbolizou a compreensão da necessária presença constante no acompanhamento da educação, estudos, amor e amizade e a forte influência que os pais transmitem para seus filhos, filhos estes que são reflexos de seus pais.

Estes são os papais da Educação Infantil das Unidades I e II. Eles estavam super atentos e participativos aos assuntos e perguntas da nossa coordenadora Suely. Parabéns papaizinhos pela participação neste lindo dia, dedicado a vocês.


PRIMEIRO GRUPO (MATERNAL, JARDIM I, JARDIM II E SALA MISTA)
O maternal da Unidade I anunciou, caracterizados de passarinhos, este dia trazendo presentes junto a eles que foram as crianças do Jardim I. As professoras Gislene e Angelica trabalharam musicalidade, atenção e coordenação de movimentos.

Abaixo estão algumas fotos tiradas das crianças. É uma pena que nem todas pode aparecer, pois os pais autorizaram a imagem no blog.


Atenção ao protesto da turma do Jardim II da Unidade I!!! De forma carinhosa eles pediram para que seus pais olhassem dentro de seus olhinhos para perceberem o quanto a saudade e a distância entristesse. Este sentimento foi representado com uma música escolhida pela professora Débora em que as crianças simularam tocar guitaras.

Com essa turminha trabalhou -se várias habilidades, entre elas, o ritmo e a lateralidade.


A sala Mista do Meta II veio mostrar o quanto eles possuem orgulho de seus pais repetindo incansáveis vezes Papai, Papai e Papai, anuciando assim um desejo de querer congelar o tempo para que eles nunca cresçam. A professora Thaiza trabalhou com os nossos pequeninos a musicalidade e uma tentativa de organização e sincronismo das crianças.

O amor é um sentimento que aprendemos a transmitir desde pequenos e com o passar do tempo não nos abandona, pois aprendemos a cada dia amar algo novo em nossas vidas; sejam pessoas, um estilo, uma religião ou profissão. Pensando neste amor que transpõe tempo e geração a turminha do 1º ano do Meta I, vem nos mostrar a escolha entre o mundo e o amor....., lembrando que se escolhemos o mundo ficaremos sem o amor, mas se escolhermos o amor, com ele conquistaremos o mundo!

E para finalizar, esses pequenos estavam muito ansiosos para entregar o presente para seus paizinhos que era um chinelo simbolizando algo para sustentar a caminhada de alguem especial:
O Pai.




SEGUNDO GRUPO (2ºANO AO 6º ANO)

Que bacana! Nossa escola recebeu o papai do nosso aluno Thomas que veio da Argentina só para participar da apresentação do dia dos pais. Parabéns, pela sua participação papai!! Pena que alguns pais que moram tão pertinho não vieram prestigiar seus filhos!

Esse é o nosso papai mais otimista e determinado que já vimos! Ele pediu de presente um carro 0Km e claro nossa coordenadora Suely entregou. Parabéns papai Paschoal!

Vejam nossos papaizinhos concentrados e ansiosos para verem os seus filhinhos.

Olha só! Os alunos Tayná e Gabriel do 5º ano fizeram uma viagem no tempo para relembrar como foi que os papais receberam a noticia da gravidez da mamãe. Foi muito emocionante poder fazer parte dessa lembrança. O interessante é que muitos papais ficaram felizes e outros em choque.
O 2º ano mostrou a importância de ser Pai na vidinha deles, pois pai é também aquele que dá o sustento, que alimenta e carrega no colo. É aquele que abre portas e dá oportunidade e mostra que a vida pode ser fácil mesmo quando tudo está contra o que desejamos e que com amor tudo pode ser superado.


Os alunos do 3º ano declararam através de expressão oral aliado aos movimentos, o quanto amam os seus papais. Isso que é amor!

Vestidos com a camisa do pai, o 4º ano distribui alegria e corações demonstrando carinho e amor por entenderem que a figura paterna também é o farol que guia seus passos . Está turminha apresentou duas músicas que retrataram um pai herói que é alguém para se orgulhar.

Os alunos do 6º ano apresentou para seus paizinhos que existe uma troca onde os pais ensinam os seus filhos e os mesmos ensinam aos seus pais, numa troca reciproca de costumes e vocabulários. E assim vão evoluindo de geração a geração.



Os alunos do 5º ano expressou a grande importancia da presença de pais e mães na vida do ser humano e expressarão seus agradecimentos.



As emoções não findaram, afinal ficou faltando os presentes que as crianças entregaram somente no final das apresentações geral! A escola procurou adquirir algo que os pais pudessem usar diariamente, então nossa equipe decidiu comprar chinelos com mensagens de amor, carinho, respeito e etc.... O fechamento foi pronunciado pela expressão oral dos barimentos cardiacos de todos:

BUM!
BUM!
BUM!
BUM!