Todos os povos do mundo possuem sua ciência, sua arte,sua literatura e religião.Nesse conjunto de tradições, que constitui a alma popular, tudo recolhido pela tradição oral,é que consiste o folclore.Cada região do Brasil guarda uma variedade de histórias,lendas e mitos que permanecem vivos,transmitidos de geração para geração,garantindo uma continuidade dessa maravilha que é nossa cultura.
Cabe a nós,educadores,adultos,avós e integrantes da sociedade zelar e transmitir as manifestações e valores para que a essência do nosso povo seja preservada.
Nesse sentido,Meta neste mês aborda de forma prazerosa a figura do idoso valorizando sua sabedoria,experiência e conhecimentos no importante papel de
transmitir ensinamentos,conservando e perpetuando tradições colocando acima de tudo crianças em contato com esse universo.
E para estimular o imaginário adulto e das crianças abordamos como eixo norteador a sustentabilidade intercalando a variedade e a riqueza da nossa cultura brasileira,incluindo a fantastica figura do idoso.Acreditando na divulgação positiva de tal eixo, a equipe Meta lança atividades envolvendo as lendas,parlendas,trava-linguas e brinquedos folclóricos inciando esse resgate com uma peça teatral.
Meta apresenta:

Dona Carminha e suas histórias
Elenco

Dona Carminha :Vó simbolo de resgate,sabedoria e conhecimentos. ( diretora Lú)
Netinha: representando a curiosidade e imaginário da criança
( Recreacional Janaine)
Curupira: Protetor das matas brasileiras ( Coordenadora Suely)
Caçador : Provocador de dor a natureza,malfeitor que demonstra a possibilidade da transformação interior. (Secretária Gabriely)
Sustentabilidade:Representando o Brasil,dono de reservas que ainda pode ser
conservada ( diretora Lú).

Sentada da sua costumeira cadeira,dona Carminha lendo um belo livro é interrompida pela netinha que chega da escola entusiasmada por ouvir muitos contos e lendas.


Sabedora dos conhecimentos de sua avó, relata algumas figuras tais como: Cuca, Saci, Mula sem cabeça, Iara,mas esquece do Curupira.



A vó então inicia um diálogo permeado de personagens concretos que não só provocam a imaginação dela,como de todos os alunos do Meta.




Esses personagens divertidos que são o Curupira e o Caçador








potencializam a inteligência das nossas crianças resgatando a importância da proteção a natureza explorando ainda os 5 sentidos:
visão

tato ( "Pelagem" do curupira)

audição: músicas folclóricas
paladar ( Gelatina de limão)

Olfato ( Spray -Perfumes da natureza)

Para finalizar surge a Sustentabilidade





personagem que se conceitua ludicamente citando os 4 R's:
Reduzir,reutilizar,reciclar e reintegrar.
Em meio a esta brincadeira foram entregues gelatinas na cor verde para salientar que ela pode ser utilizada,mas de forma consciente e não violenta, mostrando que isso é uma questão de ESCOLHA e VISÃO DE FUTURO.


Assim temos a crença de que esta peça auxilia na reconstrução de valores importantes da nossa sociedade.Crença esta que é o ponto de partida para a transformação do processo ensino- aprendizagem.

" Há escolas que são gaiolas.Há escolas que são asas.Escolas que são asas existem para dar aos pássaros coragem para voar. O Vôo não pode ser ensinado.Só pode ser encorajado"( Rubem Alves)

Confira as outras atividades:
22/08 dia do folclore e a turminha da recreação não poderia ficar de fora!Veja as fotos e aprecie o trabalho que os alunos do período integral exerceram ao decorrer da semana.






Nenhum comentário:
Postar um comentário