"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MUDANÇAS CORPORAIS

"A PUBERDADE É A ALTERAÇÃO FÍSICA QUE TRANSFORMA O CORPO INFANTIL NUM CORPO ADULTO"

Diferente do que muita gente imagina, puberdade e adolescência não são sinônimos.Adolescência é o momento de mudança psíquica e social. A puberdade é a alteração física que transforma o corpo infantil num corpo adulto, capaz de se interessar por sexo e de reproduzir.
Seu início não tem dia e ne
m hora marcada. Pode começar quando a criança tem apenas 8 anos ou mesmo quando ela já possui 15 anos, por exemplo. Cada pessoa tem o seu tempo e desenvolve as diversas partes do organismo de forma individual e progressiva. Por isso, é normal que dois adolescentes da mesma idade se encontrem em estágios diferentes do desenvolvimento da puberdade.
Como por exemplo, uma menina já ter iniciado o crescimento dos seios e a outra ainda está na fase de só perceber uma pedrinha dolorida. Ou o garoto que está mudando a voz infantil. Estes acontecimentos, em geral criam muitas dúvidas e levam os jovens a questionarem sua normalidade, tirando sua concentração dos estudos.
No serviço de orientação sexual à distância do Instituto Kaplan – SOSex, a incerteza quanto à normalidade de seu desenvolvimento físico é a maior preocupação do jovem em relação a puberdade. É muito importante que o professor fique atento ao comportamento de seus alunos e possa trabalhar esse tema promovendo informações básicas sobre a puberdade. Isso ajuda muito a diminuir a ansiedade e a tranqüilizá-los quanto às mudanças de cada um.

A PUBERDADE

Este processo de mudanças corporais ocorrem gradualmente, passando por três estágios biológicos bem marcados: o PRÉ-PUBERAL, quando surgem as primeiras modificações corporais;o PUBERAL, quando essas mudanças do organismo colocam em ação a capacidade reprodutiva- as meninas passam a amadurecer seus óvulos e os meninos, a produzir espermatozóides; e o PÓS-PUBERAL, no qual os órgãos funcionam tal qual num adulto e o jovem adquire os caracteres sexuais secundários.

PRÉ-PUBERAL

Quando a criança entra na puberdade, uma série de alterações ocorre gradativamente no corpo, ativadas pela hipófise. Localizada no cérebro, essa glândula é a responsável pela produção dos hormônios sexuais que colocam em atividade os ovários e os testículos. Na mulher, os principais são o estrógeno e a progesterona e no homem, a testosterona.
A primeira modificação aparente da puberdade é o aumento do tamanho dos seios, nas meninas, e do pênis e testículos, nos meninos. Ambos crescem em altura, aumentam sua estrutura muscular, alteram o tom da voz e começam a apresentar pêlos nas axilas e ao redor dos órgãos sexuais. Nos rapazes surgirão, ainda, barba e bigode.
Outras características da puberdade que merecem toda atenção é o aparecimento de acne (espinhas) e novos odores. Nesse período, os hormônios sexuais estimulam o organismo a produzir secreções em maior quantidade como o suor, por exemplo; e a fabricar ácidos graxos (gordura). No rosto, isto favorece a formação de uma capa lubrificante na pele que pode fechar os poros e causar inflamação formando a espinha.

VEJA O QUADRO ABAIXO COM AS ALTERAÇÕES DENTRO DESTA FASE:

PUBERDADE;

INÍCIO DAS MUDANÇAS NO CORPO

Entre 10 e 13 anos

ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS

Hipófise
Testículo
Ovário

HORMÔNIOS SEXUAIS

Testosterona (homem)
Progesterona (mulher)
Estrogênio (mulher)

PRINCIPAIS PREOCUPAÇÃO DOS JOVENS

Normalidade do desenvolvimento

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Aumento dos seios
Crescimento do pênis e testículos
Estirão
Alteração da voz
Pelos pubianos
Barba e bigode
Acne
Contorno do corpo
Pomo de Adão
Menstruação
Espermatogênese 
Polução noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário