"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

terça-feira, 6 de novembro de 2012




Outubro mês da campanha contra o câncer...


Trazido para o Brasil em 2008, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a mobilização mundial "Outubro rosa" é o símbolo da luta contra o câncer de mama em vários países. A campanha estimula a participação da população, empresas e entidades no debate sobre a doença. Para marcar a mobilização, pontos turísticos
, monumentos e prédios públicos são iluminados na cor rosa, como ocorre no Congresso Nacional e Palácio do Planalto, em Brasília; no Elevador Lacerda, em Salvador; Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo. Em São Luís, a maternidade Marly Sarney será iluminada de rosa durante todo o mês.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama a quinta causa de morte por câncer em geral, com mais de 458 mil óbitos, e a causa mais freqüente de morte por câncer em mulheres. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama, também, é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Para 2012, foram estimados 52.680 novos casos novos, o que representa incidência de 52,5 casos por 100 mil mulheres.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o número de mamografias, principais exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, cresceu 41%, comparado ao primeiro semestre de 2011. No Maranhão, com 28.984 mamografias realizadas, o aumento representou 10% no número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado possui 74 mamógrafos para atender a população. Neste ano, foram investidos R$ 1,4 milhão para a realização das mamografias.
Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) no Maranhão, a médica mastologista Ana Gabriela Oliveira, a entidade recebeu com satisfação os resultados. "Existe uma conscientização maior. Além de ter aumentado o número de mastologistas, a sociedade está mais engajada nesse processo. Existe uma consciência maior. A mídia, também, tem falado muito disso. As mulheres, também, estão procurando fazer sua mamografia, exigindo sua mamografia, exigindo que ela seja consultada por uma mastologista e não estão mais conformadas com médicos não especialistas. Ser examinado por um especialista traz mais conforto a elas. Faça você também o exame, pois a prevenção pode trazer a salvação de uma vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário