"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PIOLHOS COMO COMBATER?


Só de falar sobre piolho, a cabeça já começa a coçar. Mas quem nunca passou por esse incômodo na infância ou conhece alguém próximo que pegou?

O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. Os animais também têm piolhos, mas são tipos diferentes, que não nos atacam.

É interessante que algumas pessoas são assintomáticas: têm o bicho nos fios, mas não apresentam os sintomas e, por isso, não tratam o problema. E é no couro cabeludo desses indivíduos que o bicho resiste o ano todo.

A dermatologista Márcia Purceli e o infectologista Paulo Roberto de Madureira destacaram os mitos e verdades que envolvem piolhos e lêndeas (ovos), como o fato de não haver ligação com a falta de higiene capilar e a eficácia do vinagre no combate a esses bichos.

Segundo Madureira, o piolho pica o couro até quatro vezes por dia, e a coceira é resultado de um processo alérgico. A nuca e a parte de trás das orelhas costumam coçar mais, por serem regiões quentes.

Ao contrário do que muita gente pensa, a membrana que protege o ovo do piolho é super-resistente, feita de quitina, uma substância que compõe o esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes.

Portanto, para retirar a lêndea é preciso escorregá-la até o fim do fio. Se você não eliminar os ovos, o animal vai continuar se proliferando.

Uma lêndea leva cerca de dez dias para sair do ovo e se tornar adulta. Cada uma mede 0,3 mm de comprimento, enquanto um piolho chega a 3 mm e vive até 40 dias.

O secador de cabelo, usado com os fios secos, é uma arma importante para combater o piolho. Usado da maneira correta, ele pode deixar a região com até 56 graus e matar o bicho pelo excesso de calor.

Além disso, uma das atitudes mais importantes para o tratamento é informar o colégio do seu filho que ele está com piolho. As escolas já estão acostumadas com esse tipo de aviso e devem manter sigilo sobre a criança, mas com certeza vão avisar os outros alunos por meio de uma circular ou um recado na agenda, para os pais tomarem alguns cuidados.

Esse tipo de comunicado é importante, porque ajuda a tratar o piolho assim que ele aparecer. Se você recebeu um aviso da escola dizendo que a cabeça do seu filho está infestada por esses insetos, faça uma conferência regularmente. O combate comunitário é defendido pelos médicos.

Passo a passo para acabar com o piolho


1 – Coloque em um copo uma parte de vinagre para duas de água
2 – Espalhe a substância no cabelo
3 – Enrole os fios com uma toalha e abafe por meia hora
4 – Lave o cabelo com xampu antipiolho* e condicionador, para desembaraçar
5 – Seque o cabelo com secador quente
6 – Faça a catação com um pente fino
7 – Quando retirar os piolhos e as lêndeas, jogue-os em um recipiente com vinagre

*Crianças acima de 2 anos já podem usar remédio contra piolho.

10 Mitos e verdades sobre o piolho

1

As pessoas pegam piolho por falta de higiene.

Mito

Não há nenhuma relação entre o piolho e a falta de higiene nos cabelos. Pelo contrário: o animal prefere fios limpos. Esse é um equívoco que muita gente comete e acaba causando preconceito.

2

Adulto pode pegar piolho de uma criança.

Verdade

Piolho também dá em adulto. A proliferação entre crianças é mais comum, porque elas ficam mais próximas na escola e compartilham objetos pessoais, como escovas. Mas o inseto pode, sim, passar para a família toda.

3

Mulheres com cabelo comprido têm mais chance de pegar piolho.

Verdade

As meninas são mais propensas a ter piolho, porque ficam muito próximas na escola. No recreio, por exemplo, enquanto conversam, os meninos se mantêm mais distantes, jogando bola. E, quanto maior o tamanho dos cabelos, maior a superfície de contato.

4

Só pente fino mata o piolho.

Mito

O pente fino é importante na hora de eliminar o bicho, mas deve ser associado com outras formas de tratamento, como xampu, vinagre e secador de cabelo. Ele também não consegue tirar a lêndea, o ovo do piolho, embora ajude a combater o animal adulto.

5

Vinagre funciona contra o piolho.

Verdade

O vinagre, misturado com água (duas partes de água para uma de vinagre), é uma boa arma para facilitar a retirada de piolhos e lêndeas. A substância tem pH ácido e deixa os animais meio “tontos”, ajudando na remoção com um pente fino.

6

Os piolhos ficam no travesseiro, na cama e na roupa.

Mito

O inseto não vive fora da cabeça por mais de 6 horas. Isso porque ele precisa se alimentar o tempo todo de sangue humano.

7

O piolho pula e voa.

Mito

O animal não pula nem voa, apenas anda. Passa de pessoa para pessoa, por contato de um cabelo com o outro.

8

O piolho aumenta no calor.

Mito

A incidência do inseto costuma aumentar em abril, após a volta às aulas, por um maior contato entre as crianças. O verão, portanto, não tem nenhuma relação com a quantidade desses bichos.

9

Ter química no cabelo ajuda a matar o piolho.

Verdade

A maioria dos tratamentos químicos, como colorações, alisamentos e hidratações, altera o pH dos fios e pode provocar a morte do bicho. Mas não é recomendado optar por isso com o objetivo exclusivo de matar o piolho.

10

Cortar o cabelo ajuda a combater o piolho.

Verdade

Raspar ou aparar os fios contribui para tirar os piolhos da cabeça. Mas é importante saber que isso não resolve o problema, já que cortar o cabelo não previne novos ataques.

Dicas para limpar as peças do uniforme escolar

1. Mancha de caneta: (1 colher de leite ou álcool) Coloque 1 pano ou papel toalha embaixo da roupa umedeça uma escovinha com álcool e leite em seguida esfregue em cima até remover totalmente.

2. Mancha de canetinha: (álcool) Coloque 1 pano ou papel toalha embaixo da roupa umedeça uma escovinha com álcool em seguida esfregue em cima até remover totalmente.

3. Mancha de lápis: Coloque 1 pano ou papel toalha embaixo da roupa e esfregue uma borracha no local onde encontra-se o risco do lápis.

4. Meia encardida: (água, limão e sabão em pó) Coloque em um balde a meia adicione suco de limão em cima da meia encardida e em seguida inserir água fervendo e deixe alguns por alguns minutos. Caso a meia esteja encardida e suja adiciona o sabão em pó.

Fonte: Bem Esta programa da Globo dia 27/02/12 e Programa da Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário