"O Pai compra o futuro do seu filho. Para o pai, seu filho é o que há de melhor e mais precioso."

quarta-feira, 28 de março de 2012

Primeira reunião de Pais e Mestres

A nossa primeira reunião que ocorreu na primeira semana de março tinha o objetivo claro que era o de formar e renovar e cumplicidade.As reuniões de pais e mestres têm a função de mostrar que isso é possível, chamando os pais para participarem e dividirem responsabilidades, lembrando que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa. Para concretizar esta parceria lançamos um contrato em que os pais juntamente com coordenação assinaram comprometendo-se em manter este objetivo.
Trabalhar em parceria - com cada um desempenhando o seu papel - é, ainda, essencial para o aluno se sentir amparado e assistido..



Conhecer a escola a fundo

Na reunião de pais e mestres, tem-se a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a proposta pedagógica e a metodologia de ensino da escola onde seu filho estuda. Mesmo que você já tenha refletido sobre esses aspectos no momento da escolha da escola, é interessante se atualizar de tempos e tempos e repensar, nessas ocasiões, se aqueles ideais apresentados pela escola são mesmo compatíveis com os de sua família. Você pode, por exemplo, ter concordado de início com o fato de os professores passarem longos deveres de casa todos os dias. Mas, com o tempo, ao ver seu filho sempre atolado em lições e sem tempo para outras atividades, você pode passar a questionar essa atitude e a metodologia da qual ela faz parte. Nesse caso, é provável que, na reunião, coordenadores e professores expliquem por que, para aquela instituição, as tarefas diárias são consideradas tão importantes. "Nas reuniões, expomos aos pais a nossa proposta".

Acompanhar o aprendizado
Ponto alto nas reuniões, o processo de aprendizado das crianças costuma ser discutido para que os pais possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, ou, no mínimo, ter referências sobre a fase da criança ("Ela já devia estar lendo?", "E escrevendo?"). É também um momento propício para tirar dúvidas que surgem no ambiente doméstico, principalmente sobre as tarefas que são solicitadas aos alunos. "Posso ajudar meu filho no dever de casa?", "Por que é importante que ele faça todas as tarefas?", "Ele precisa estudar todo dia?".

É fundamental que pais e professores sintonizem suas cobranças e seus discursos. "Isso evita que a criança tenha conflitos"Isto referindo-se às situações em que os pais, por exemplo, cobram outros afazeres das crianças (como cursos extracurriculares), em detrimento do dever de casa. "É prejudicial quando os pais cobram uma coisa e a escola outra, porque a criança acaba se sentindo sempre em falta com alguém", conclui Isa, que também é terapeuta de família.

Esclarecer dúvidas de interesse geral
"Será que a escola não está aplicando muitos trabalhos em grupo?", "Por que meu filho tem tanta coisa para estudar?", "Por que eles precisam de tantos livros didáticos?". Questões como essas são de interesse coletivo, portanto podem perfeitamente ser levadas para as reuniões de pais. O calendário anual, as excursões e as viagens e os materiais solicitados ao longo do ano também são assunto nos encontros. Portanto, as informações que serão trocadas entre todos os presentes devem ser de interesse geral, evitando prolongar demais a duração da reunião. "O pai que sente que o filho tem alguma dificuldade ou particularidade que mereça ser discutida deve fazer isso em um horário reservado". Assim, para que o encontro se torne mais proveitoso, é interessante que os pais levem questões que poderão ser abordadas naquele momento, beneficiando a todos.

Firmar parceria com a escola
Existe hoje uma confusão acerca dos limites pedagógicos e educacionais. Por um lado, a escola acha que os pais estão delegando obrigações demais para a instituição (ensinar, educar, formar caráter); por outro, os pais reclamam que a escola não cumpre seu papel como deveria. é que a relação deve ser de parceria e de cumplicidade, e as reuniões de pais e mestres têm a função de mostrar que isso é possível, chamando os pais para participarem e dividirem responsabilidades, lembrando que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa. É função dos pais dar bons exemplos, estimular a criança a ler, mostrar a importância de ela cumprir com seus compromissos, entre muitas outras. "Os professores devem aproveitar as reuniões para explicar às famílias como elas podem estimular as crianças, ajudá-las nas pesquisas, com o dever de casa, mas sem, é claro, assumir completamente essas tarefas"

Mais confiança para todos
Como você deve ter percebido, participar das reuniões de pais e mestres é muito importante para aproximar família e escola. E estas têm de se respeitar mutuamente. Se os pais criam uma relação de competitividade com a escola, alimentando o costume de falar mal dos professores, da organização do local e das mensalidades, por exemplo, é possível que a criança também passe a desrespeitar a instituição, o que pode prejudicar seu desenvolvimento escolar. A proximidade e a confiança entre escola e família, quando transmitidas aos alunos, fazem com que eles se sintam mais seguros, aprendam mais e se relacionem melhor.

A PROXIMA REUNIAO SERA EM UM SABADO E VISARA EXPOR OS RESULTADOS DO DESEMPENHO DO EDUCANDO.

Agradecemos todos os responsáveis presentes:

Unidade I

Maternal:
Gilmara e Reinaldo- Alice
Débora Bonfim- Davi
Milene-Victor
Maria- Rafael
Adriana- Arthur
Márcia-Quézia
Avó Lú- Julia Santos

Jardim I
Maria Aparecida- Ana Julia
Maria de Lurdes – Aline
Creusa- Cauê
Letícia- Dandara
Alessandra- Danielle
Simone- Giovana Riças
Jussara- Helloisa
Regina- Julia Freitas
Francisco- Marcos
Silvana- Maria Eduarda
Wesley- Victor Rocha
Sâmara- Vitor Nazareth
Antonia- Rayssa

Jardim II
Avó Lu – Ana Luiza
Janaina e Vagner – Emily
Regina- Fernando e Julia
Vanderlucia- Ingrid
Nayane e Leandro- Kaique
Priscila- João e Marcus

1° ano

Alessandra-Ana Beatriz
Antonia- Bianca Sales
Cauã- Adelane
Edvone- Eduarda
José Paulo- Francisco
Nilzete- Guilherme Alquino
Avó Lú- Maria Eduarda
Maisa- Isabela Batista
Simone- Nicolly
Ana Paula- Pedro Gabriel
Raimundo- Raquel
Vergílio- Rafaela
Dora- Sofia
Aparecido- Victor Hugo
Elizete- Yasmin Vitória
Neuma- Yasmim Aparecida

2° ano

Joelma- Caetano
Humberto- Eric
Gisele- Eduarda
Antonio- Gabriel
Simone- Giovanna Marques
Elisangela- Giovanna Vitória
Andréa- João Vitor
Carmem- Lucas Duda
Anamares- Otávio
Ana Claudia- Sthefany
Marina- Silvia Ellen
Jane- Tiffany
Simone- Vitor Mafra

Unidade II

Sala Mista
Marcela-Rickelme
Aline-Bruno
Aline-Giovana
Camile- Ana Luiza

1° ano

Francisca- Danilo
Francinilda- Enzo
Edileila-Gabriel
Josimeire-Hellen
Adeilza-Felipe
Wanderléia- Thais

3° ano

Maria Cistina- Ana Beatriz
Camile- Ana Clara
Cíntia- Carlos
Neide-Daniel
Ana Paula- Eduarda
Ana Maria-Gustavo
Kátia-Graziela
Lívia-Josiane
Kátia-Rafaela Amaro
Débora-Bianka
Adriana-Henrik
Priscila- Maycon
Lílian- Rafaela
Thatiane-Mirela
Faustina-Otniel

4° ano

Viviane-Alexandre
Anilza-Alvaro
Lílian-Beatriz
Cicera-Gabriel
Cristiane-Gabriela
Fabiana- Giovanna
Geane- João Pedro
Rita-Julia Alves
Cassandra-Julia Freitas
Luciane- Leonardo
Misselangela-Maely
Francisco-Nathália
Márcia-Rogério
Rosemeire-Thainá
Juliana- Vinicius

5° ano

Tatiana- Beatriz
Sandra-Cristiano
Daniel- Raquel
Doralice-Isabela
Erica-João Vitor M
Irene- João Vitor P
Maria da Glória- Julyane
Leila-Kétlyn
Jussara-Larissa
Vera-Rebeca
Andréia- Richard
Fernanda- Victor D
Mirela- Victor Emanuel
Willian- Gabriel Bulhões
Ana Paula- Raphael

Ensino Fundamental II
6° ano

Ana Selma- Ana Beatriz
Daniela – Carlos Eduardo
Soraia-Dayane
Maria Gorete- Gabriela T.
Rosilene – Gabriela Ferreira
Eliane- Gabriel
Ana Maria – Giovana E.
Adenilson- Igor
Adriana- Julio César
Lucineide- Larissa Ribeiro
Silvanio- Lívia
Eliana- Luiz Felipe
Carlos- Matteus
Adeilza- Paulo
Kátia- Rychard
Rodrigo- Vinicius Franklyin
Wanderléia – Vinicius Nonato
Jane – Samantha

7° ano

Rita de Cássia- Alexandre
Mônica- Antonio
José Oliveira- Bianca de Paiva
Wilton- Bianka Martins
José de Jesus- Caroline
Francisco- Giovana
Josiane- Jennifer J.
Viviane- Karina
Débora- Kássio
Maria Glória- Lydane
Sergio-Marcos
Mônica- Pedro
Marli- Roger
Paula- Samantha
Luzia- Vitor Torres
Andréia- Willian
Terezinha- Pamella

8° ano

Simone- Beatriz A.
José Daldo- Gabriel
Mislene- Gabriele
Daniela-Milena
Giovania-Pedro
Terezinha- Igor

Sentimos falta da presença do responsável de alguns alunos, mas compreendemos que o horário estipulado para esta reunião não era favorável a todos, porém aguardamos na próxima reunião que será ao sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário